Todos já sabem que os cabelos cacheados e crespos demandam e exigem muitos cuidados. No entanto, nós viemos te mostrar que manter os cachos não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta conhecer bem as técnicas e conhecer o seu cabelo para perceber que embora demandem tempo, a rotina de cuidados para os fios cacheados são bem simples.

Portanto, se você assumiu os cachos recentemente e ainda não sabe lidar com o seu cabelo, continue lendo o nosso post para aprender a cuidar dos seus fios.

Cuidando corretamente dos seus cachos

  • Primeiro passo – Conhecer os cachos

O passo inicial para cuidar corretamente do seu cabelo é conhecer a sua estrutura, pois a textura do cabelo interfere diretamente na rotina de cuidados e nos produtos escolhidos. Por isso, antes de tudo, conheça o seu cabelo, identifique o seu tipo de cacho.

Se você ainda não conhece, nós temos um post perfeito para você. Conheça a textura do seu cabelo clicando aqui.

  • Segundo passo – Lavar

Pouca gente sabe, mas existe uma maneira correta para lavar os cabelos cacheados. Uma das coisas mais importantes na lavagem é a temperatura da água, pois a água quente pode prejudicar a saúde dos seus fios. Sendo assim, opte por lavar os cabelos em água fria ou morna.

Shampoo

Já no momento de aplicar o Shampoo, outras precauções são necessárias. Após molhar os fios, aplique o produto no couro cabeludo, evite aplicá-lo diretamente no comprimento e nas pontas. Distribua o shampoo por toda a raiz e massageie bem e cuidadosamente. Massagear é importante para a limpeza e a circulação sanguínea da região, no entanto, só é bom para o cabelo quando feito com a ponta dos dedos. Sendo assim, não massageie ou esfregue o couro cabelo com as unhas.

Após massagear a raiz do seu cabelo, espalhe levemente o produto pela extensão do cabelo. Mas cuidado, não esfregue os seus fios. Eles já serão lavados naturalmente enquanto o shampoo escorre por eles até as pontas.

Hidratação e tratamentos em geral

Caso você queira fazer algum tratamento capilar, esse é o melhor momento. No entanto, vale ressaltar que essa é uma etapa opcional e que não pode ser feita todos os dias.

Comece retirando o excesso de água dos fios. Logo após aplique a máscara no comprimento do cabelo e nunca na raiz. Feito isso, espalhe o produto uniformemente e depois massageie com cuidado para facilitar a absorção do produto. Depois disso é só esperar o tempo indicado pela máscara para enxaguar.

Condicionador

A hora de condicionar é uma etapa importante pala a lavagem dos fios, pois o condicionador é o responsável por selar as cutículas antes abertas pelo shampoo.

Assim como a máscara de tratamento, o condicionador também deve ser aplicado na extensão do cabelo e não no couro cabeludo. Depois é só deixar o produto agir e enxaguar completamente.

  • Terceiro passo – Pentear

Sim! Os cuidados também são necessários na hora de pentear e desembaraçar os seus cachos.

A primeira dica dessa etapa é: Nunca desembarace o seu cabelo quando estiver seco! Isso porque quando você penteia os cabelos secos acaba com toda a definição dos seus cachos, além disso, os fios cacheados costumam ficar mais frágeis depois de secos. Por isso, facilita a queda e a quebra dos mesmos.

Portanto, desembarace o seu cabelo enquanto ele ainda estiver molhado, de preferência logo após sair do banho.

O tipo de pente também é importante. Os mais indicados pala cabelos cacheados são aqueles que possuem dentes largos, pois além de ajudar a manter a forma e a definição dos cachos, também quebram menos os fios. Caso você não seja muito adepta ao pentes, ou até mesmo não possua o ideal, os seus dedos também podem ser ótimas opções na hora de desembaraçar. Há inclusive quem diga que ao pentear o cabelo com os dedos, os cachos ficam mais definidos.

Na hora de desembaraçar, comece debaixo para cima, assim você evita que seus fios se quebrem. Feito isso, é só finalizar.

  • Quarto passo – Finalizar

A finalização correta é muito importante para os seus cachos. Existem algumas opções, entre as mais conhecidas se encontra a fitagem. No entanto, cabe a você descobrir qual será a melhor para o seu cabelo e qual trará os resultados que você deseja.

  • Quinto passo – cuidar no dia seguinte

Nós sabemos que lavar os cabelos todos os dias não é o mais indicado, pelo contrário. Portanto, evite lavá-lo novamente no dia seguinte. Pule também a terceira etapa, ou seja, não penteie o cabelo, pois como dissemos acima, nunca devemos desembaraçar os cachos secos. Apenas finalize e arrume aqueles cachos que perderam a definição durante a noite. Use os produtos de finalização como aliados no dia seguinte.

  • Sexto passo – Hidratar com frequência

Os cabelos cacheados ressecam mais facilmente, por isso precisam constantemente de tratamentos que reponham a água do cabelo. Sendo assim, se você quer que seus cabelos fiquem sempre saudáveis, aposte em hidratações semanais.

Concluindo

Acredito que através desse post você conseguiu perceber que embora os cuidados sejam diferentes e específicos, não é tão difícil assim cuidar dos seus cachinhos. É tudo uma simples questão de costume e adaptação. Não perca tempo e comece agora mesmo a cuidar corretamente dos seus preciosos cachos.

Para receber mais dicas como essa, continue acessando o nosso blog.

Quer saber mais sobre cuidados para cabelos cacheados? Acesse o blog Cacheia através desse link.

mab

mab

Leave a Reply

O curso é direcionado para profissionais que já possuem experiência em cabelos ondulados, cacheados e crespos, porém, querem aprofundar seus conhecimentos, conhecer as principais tendências em cabelos naturais e saber executá-las com habilidade e segurança.

Serão 3 dias de imersão onde abordaremos; conceitos como base geométrica, ângulos, conexões, seções, principais divisões e técnicas de corte a seco respeitando a forma e o caimento natural dos cabelos.

Carga Horária: 27 horas em 3 dias
Alunos por turma: 10 alunos
Prática: Modelos Reais e Cabeças de Treino
Pré-requisito: Curso Cachos Livres ou ser especialista em cachos